segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mario de Andrade na USP

retweet Exposição sobre Mário de Andrade está em cartaz na USP

Por Redação - 22.08.2010 às 22:34:00 -
45 Views São Paulo (Agência Fapesp) -

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou, no dia 18, a exposição Mário, educador, que fica em cartaz até 28 de janeiro de 2011.
O legado do escritor e poeta Mário de Andrade (1893-1945) como professor e educador poderá ser conhecido por meio de fotos, desenhos e documentos.
A exposição está dividida em duas partes. Na primeira, encontram-se registros fotográficos que remetem ao período em que o autor de Macunaíma viajou pelo Brasil, na década de 1920, colhendo imagens, em particular do Norte e Nordeste. Além disso, fotos e desenhos que o escritor recebeu de alunos, documentos, entre outros, compõem o acervo.
Na segunda parte, o público pode conferir desenhos infantis e obras artísticas de sua coleção particular. “O que une tudo isso é a temática da infância. Todas as peças expostas trazem esse tema como fio condutor”, disse Elly Rozo, educadora do IEB, à Agência FAPESP.
Segundo Elly, o objetivo é mostrar outras facetas do autor. O IEB já organizou outras exposições como “Mário, diálogos” e “Mário, etnólogo”. “O objetivo é mostrar a riqueza artística ainda pouco conhecida de Mário de Andrade”, disse.
O público-alvo da exposição são crianças da pré-escola e professores, mas a exposição é aberta a todo o público. Além da exposição, serão realizadas oficinas e visitas orientadas, que terão início em setembro.
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas para oficinas e visitas orientadas. Interessados devem enviar e-mail para educaieb@usp.br.
A curadoria na parte de desenhos infantis contou com a colaboração de Márcia Gobbi, professora da Faculdade de Educação da USP.
O horário das visitas é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O IEB fica na av. Prof. Mello Morais, travessa 8 nº 140, na Cidade Universitária da capital paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário