segunda-feira, 8 de novembro de 2010

http://www.producaocultural.org.br/

“Há uma imaginação brasileira que é uma imaginação muito localista – no sentido de que todos nós somos caipiras de algum lugar – e muito nacional. O outro lado é que este sentimento de identidade que as pessoas têm, a ignorância é enorme.”


Francisco Weffort from FLi Multimídia on Vimeo.




Nuvem de tags com as palavras mais usadas no projeto conceitual do Produção Cultural no Brasil

                     Produção Cultural no Brasil é um projeto multimídia em três frentes:


•100 entrevistas em vídeo com gestores, artistas e realizadores culturais de todas as regiões do Brasil (25 já estão online agora)

•5 livros com entrevistas mais longas dos mesmos gestores, artistas e realizadores culturais (sim, eles deram duas entrevistas!)

•Esta plataforma online de conversação em torno do conteúdo produzido por nós e da produção cultural brasileira como um todo

É claro que tudo se mistura. Os livros estarão aqui para download gratuito assim que forem lançados, em novembro (haverá também uma versão interativa do livro, inédita no Brasil). As conversas geradas pelo Twitter, Facebook e demais canais de rede do projeto influenciarão nos posts e demais conteúdos. A ideia é que tudo, no fundo, seja uma coisa só: um repositório vivo sobre cultura brasileira.
Como?Quase 40 pessoas estão por trás do Produção Cultural no Brasil. O projeto é uma realização da Casa da Cultura Digital e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, com orçamento obtido via Cinemateca Brasileira e Associação Amigos da Cinemateca. A execução é responsabilidade da Beijo Técnico Produções Artísticas, Garapa Coletivo Multimídia e FLi Multimídia, em parceria com a Azougue Editorial.
Com o passar dos dias, detalharemos cada fase de produção das entrevistas, do site, dos livros e a prestação de contas. Pretendemos que o próprio Produção Cultural no Brasil seja um estudo de caso sobre produção cultural. Mobilizar os 100 entrevistados, reuni-los em São Paulo, preparar um estúdio para captar as imagens e vídeos, fazer a logística financeira, de alimentação e de transporte, elaborar dossiês jornalísticos sobre cada entrevistado, desenvolver os conceitos e produzir a plataforma online. Cada passo será aberto e detalhado aqui. Queremos mostrar as dificuldades e facilidades de se produzir cultura no país, começando por nós mesmos.
A finalidade didática fica clara. Um dos objetivos do projeto é chegar às universidades e enriquecer a bibliografia dos cursos de produção cultural, ainda incipientes diante do tamanho do Brasil. A maioria dos entrevistados não fala publicamente sobre os assuntos tratados aqui; eles se manifestam pelas obras artísticas, pelos eventos que promovem. Trazer à tona o que está por trás (ou seja, a produção) é o que estamos tentando fazer. Pedimos a sua ajuda para tudo isso ficar mais completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário