domingo, 6 de maio de 2012

Rondon parte 1 e 2 um documentário precioso.










Um Documentário de Cacá de Souza

A Expedição Científica Rondon-Roosevelt aconteceu em 1913-1914 e teve como líderes o Marechal Cândido Rondon e Theodore Roosevelt. Rondon descobrira o rio numa expedição anterior para construção de uma linha telegráfica, porém a Expedição Científica Rondon-Roosevelt foi a primeira a explorar o longo curso do "Rio da Dúvida" (renomeado mais tarde como Rio Roosevelt) localizado em áreas remotas da Bacia Amazônica na Amazônia, Brasil. Parte patrocinada pelo Museu de História Natural Americano, eles também coletaram várias novas espécies de animais e insetos.

O plano inicial de Roosevelt era viajar para Argentina e Brasil e um cruzeiro pelo Rio Amazonas, mas a sugestão do governo brasileiro foi que Roosevelt acompanhasse o Marechal Cândido Rondon em uma exploração através do Rio da Dúvida, na selva amazônica. Roosevelt, após derrota pela Casa Branca, aceitou o desafio. A expedição iniciou em Cáceres, margem do Rio Paraguai em Mato Grosso com 15 pessoas.

Chegaram às margens do rio da Dúvida em 27 de fevereiro de 1914. A partir daí, devido a uma falta de alimentos, a expedição se dividiu em duas, uma continuou pelo rio da Dúvida e a outra seguiu pelo rio Madeira.

A expedição começou a ter problemas com insetos e doenças como a malária atacando todo o grupo. Até mesmo Roosevelt estava com muitas feridas e perto da morte mas conseguiram abrigo com os seringueiros da região.

http://www.candidorondon.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário