terça-feira, 14 de maio de 2013

Museu da fotografia Documental


O Museu da Fotografia Documental é uma experiência pioneira no reconhecimento da fotografia documental como ferramenta de reflexão para a fotografia brasileira e de determinados cenários socioculturais, econômicos e políticos do país.

O MFD é o primeiro web museu do Brasil voltado exclusivamente para a fotografia documental. Nossa missão é difundir a fotografia como produto cultural, é tornar conhecida a fotografia documental, cujo principal valor é ilustrar uma determinada época de modo a permitir o entendimento futuro dos fatos que marcaram aquele tempo.  A fotografia documental abrange diferentes aspectos da natureza humana e de seu meio ambiente e é fundamental para o resgate histórico e cultural de nosso passado.

Grande vencedor do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, realizado em 2012, o MFD é fruto do trabalho da Organização Terra Vermelha Cultural, uma instituição do terceiro setor sem fins lucrativos que tem por objetivo a difusão do patrimônio cultural, histórico e da antropologia visual.
Fomentar a disponibilização de imagens sobre a vida e o modo de fazer do homem brasileiro é nosso objetivo principal. Elevar a fotografia ao status de documento é a razão do Museu da Fotografia Documental.
O MFD é pioneiro no reconhecimento da fotografia documental como ferramenta de reflexão para a fotografia brasileira e de determinados cenários socioculturais, econômicos e políticos do país. Temos a intenção de criar o incitamento necessário para outras obras fotográficas documentais ainda não reveladas e podemos abrigar acervos fotográfico que estão sob a guarda de particulares e de organismos públicos e privados e que não encontram maneiras de apresentá-los ao grande público.
Roberto Castello e equipe – 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário